musculação
Este estudo tem o objetivo de descobrir quais os principais objetivos das praticantes de musculação. Observa-se que a maioria das mulheres tem descontentamento corporal principalmente em relação ao abdômen, glúteos e coxas. Quanto aos medos, o mais mencionado é o medo de não atingir a meta do treinamento que foi passado. Com relação aos mitos, são poucas que levam em consideração a realidade desses medos ou sentem dificuldade na hora de praticar a musculação. Observa-se também, que a melhora na saúde e a procura pela vida pela vida saudável, assim como fortalecer os músculos e ter um abdômen; glúteos e coxas definidas e fortes são os principais fatores que levam as mulheres a optar pela prática da musculação.
1. INTRODUÇÃO
Há um tempo, não era muito comum notar a presença de mulheres nas academias de musculação. Algumas concepções diferentes, como o de que a musculação torna o corpo masculinizado, sem curvas e com músculos grandes, acabava distanciando as mulheres das academias. Entretanto, esta cena ganhou nova forma nos últimos anos. Cada vez mais as mulheres estão tendo a consciências de que é possível praticar a musculação e sustentar uma silhueta bem feminina. Atualmente, é comum ver um enorme número crescente de mulheres que procuram a musculação com objetivo de melhorar a estética, a saúde, e também uma vida saudável. Uma das normas de beleza decidida pela percepção comum em nossa sociedade é o de corpos modelados por músculos fortes e definidos, fazendo com que cada vez mais mulheres procurem na musculação a sua desejada estética.
De acordo com Bossi (2009), a musculação promove o aumento de massa magra, desencadeando o processo de hipertrofia. Neste sentido, ocorre também um aumento no tamanho do músculo e, consequentemente, aumento das dimensões corporais.
Nas mulheres, a musculação melhora a harmonia dos músculos, ajudando para o aumento de massa muscular, a extensão da consistência óssea e a redução da gordura corporal. A musculação é