MURO DE GABIÃO
Os Gabiões são fornecidos dobrados e agrupados em fardos, o arame necessário para as operações de montagem e união dos gabiões pode ser enviado dentro do mesmo fardo ou separado. O fardo deve ser armazenado, sempre que possível, em um lugar próximo ao escolhido para a montagem. O lugar onde serão montados, para facilitar o trabalho, deverá ser plano, duro e de dimensões mínimas de aproximadamente 16m2 com inclinação máxima de 5%.
GABIÕES TIPO CAIXA.
MONTAGEM
Para iniciar a montagem, é preciso desdobrar cada peça e tirar toda a irregularidade dos painéis que existir. A seguir, a face frontal e a tampa são dobradas e levantadas até a posição vertical, assim como a face posterior, formando, assim, uma caixa aberta. É preciso unir os fios de borda que se sobressaem nos cantos dos panos de tela torcendo-os entre si, assim como amarrar as arestas verticais que estão em contato.
O solo onde será apoiado o gabião deve ser verificado, assegurando que as características de resistência do terreno sejam aquelas consideradas em projeto.
Para que a execução proporcione um resultado estético satisfatório, é preciso utilizar um gabarito, que pode ser formado por três tábuas de madeira de aproximadamente 2 a 3cm de espessura, 4 a 5m de comprimento e 20cm de largura, mantidas paralelas a uma distância de 20cm uma da outra por tábuas transversais menores, formando grelhas de aproximadamente 1 x 4m ou 1 x 5m. O gabarito deve ser fixado firmemente ao paramento externo, usando o mesmo arame de amarração.
ENCHIMENTO
No preenchimento devem ser usadas pedras limpas e não solúveis em água. Devem ser colocadas apropriadamente para reduzir ao máximo o índice de vazios, conforme previsto no projeto (entre 30% e 40%), até alcançar aproximadamente 0,30m de altura, no caso de gabiões com 1,0 metro de altura, ou 0,25m para os de 0,50m de altura. Deve, então, ser colocado dois tirantes (tensores) horizontalmente a cada metro cúbico (em cada célula). Tais tirantes