Muro Gabiao
Esta é uma tecnologia centenária que foi desenvolvida no final do século XIX pelos italianos, com o objetivo de proteger a margem de um rio perto da cidade de Bolonha. Na altura a solução adotada foi de encher uma simples rede de aço, em forma de sacos, com uma pedra britada que se encontrava relativamente perto do local da intervenção.
A idéia surgiu copiando o que os soldados faziam nas batalhas que ocorreram na segunda metade do século XIX na Europa. Os soldados enchiam, perto das trincheiras, cestos de vime com terra. Um sistema rápido e eficaz para se protegerem dos tiros da artilharia inimiga. as obras em gabiões foram consideradas durante muito tempo como obras provisórias ou de recurso. A palavra provém do italiano gabbione, aumentativo de gabbia, que significa «gaiola
Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas são utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias.
Principais usos dos Gabiões:
Proteção de margens de cursos d’água;
Proteção dos pés de pilares e do encontro de aterros com pontes contra a erosão;
Obras auxiliares nas grandes barragens;
Obras marítimas: construção de cais, espigões e proteção de praias;
Controle da erosão de solos;
Vantagens
Adaptação ao contorno do terreno.
Fácil geometria e desenho.
Resistem a ruptura e separação, devido à flexibilidade de sua construção de malha de arame. Eles podem suportar pancadas de onda e fluxo repetido, sem desintegração.
O cascalho e pedras usados na construção de gabiões são naturais, não causam grande intervenção no ambiente e pode suportar anos de desgaste por erosão da água.
O arame galvanizado utilizado na malha resiste à corrosão e ferrugem
Uma boa devido ao seixo e cascalho utilizados na sua construção a permeabilidade permanece boa , permitindo drenagem natural suficiente.