Apresentação Muro de Gabião
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Alessandro Leonardo
Jerônimo
Anderson
É um muro de gravidade constituído por gaiola metálica de malha hexagonal de aço galvanizado e preenchida com pedras. A resistência do sistema é garantida pelo peso- próprio do gabião
Proteção de margens de cursos d’água
Proteção dos pés dos pilares e do encontro de aterros com pontes contra a erosão
Obras auxiliares nas grandes barragens
Obras marítimas: construção de cais, espigões e proteção de praias
Controle de erosão de solos
Construção de muros de arrimo
Devem ser obedecidas as medidas indicadas no projeto, pois, a posição dos sarrafos, indica também a posição da colocação dos tirantes.
Os gabaritos são móveis e removidos para frente, na mesma camada ou para cima, para execução da camada superior
Paralelamente à operação de colocação e alinhamento dos gabaritos, procede-se a amarração entre si (usualmente 4 peças) dos gabiões vazios, ao lado da obra.
Os gabaritos tem que estar bem escorados, alinhados e aprumados. É assentado o gabião vazio contra os gabaritos, sempre amarrando-os entre si pelas quinas, mantendo-se as tampas abertas inicia-se a colocação das pedras.
As pedras devem ser arrumadas dentro dos gabiões (não simplesmente jogadas ou despejadas) de modo que fique o menor número possível de vazios.
Coloca-se a primeira camada de pedras arrumadas, correspondente a 1/3 da altura do gabião (para gabiões com altura de 1m) ou a ½ (para gabiões de altura de 0,5
m), sendo esta altura facilmente determinada pela posição dos sarrafos do gabarito, após colocam-se os tirantes com espaçamento de 0,5 m, sem esticá-los demais para não provocar a deformação da rede de gabiões. Depois de cheios, fecham-se as tampas, amarrando-as por todas as quinas.
Faz-se novamente todo o procedimento até chegar a altura e espessura especificada em projeto.
OBS: Na face esterna da estrutura em gabiões “face a
vista”,