Gabião
A dinâmica do relevo terrestre está relacionada tanto a fatores endógenos (internos) quanto a fatores exógenos (externos). Como parte dessa dinâmica, ocorrem os movimentos de massa, termo geológico usado para explicar o processo de desprendimento e transporte do solo e/ou fragmentos de rocha nas vertentes.
Esse deslocamento de material (rocha + solo) é causado principalmente pela ação da gravidade, podendo ser acelerado pela ação de outros agentes como os terremotos, as erupções vulcânicas, as geleiras, as águas correntes e, pelo ser humano. Tais deslocamentos são genericamente chamados de escorregamentos.
Existem atualmente vários tipos de processos para a estabilização ou contenção desses escorregamentos. Por exemplo, muros de pedra seca, de pedra argamassada, gabiões, contenção de solo-cimento ensacado, muro de concreto armado, cortinas ou pranchadas atirantadas, entre outros.
Neste trabalho apresenta-se o processo de contenção denominado gabião. http://engenharia.anhembi.br Desenvolvimento
Os gabiões são caixas ou gaiolas de arame galvanizado, preenchidas com pedra britada ou seixos, que são colocadas justapostas e costuradas umas às outras por arame, formando muros de diversos formatos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Gabi%C3%A3o O uso de gabião nas obras de contenção é uma das soluções usualmente adotadas por ser de fácil execução, com baixo custo e por se integrar ao meio ambiente.
As estruturas de contenção por gabiões são muito utilizadas em todas as áreas da construção civil. É utilizada em taludes de corte e aterros, em rodovias, em ferrovias, em córregos e rios, até mesmo em áreas de edificações. Representam uma solução extremamente válida para a construção de muros de contenção em qualquer ambiente, clima e estação.
Tais estruturas são imediatamente eficientes, não necessitam de mão-de-obra especializada ou de meios mecânicos sofisticados. Frequentemente as pedras utilizadas dentro dos gabiões são