mundo dos insetos
Agora vamos dar espaço para alguns casais de Coleopteros que, além de garantir a perpetuação da espécie, embelezam o meio ambiente onde se encontram, pois para alguns desses besouros para impressionar seus parceiros, eles ou elas brigam, dançam e principalmente mudam de cor, ficando ainda mais bonitas suas visualizações mas, é claro, devido a essa exposição colorida, ficam mais vulneráveis a predadores. Veremos dois exemplos dessas mudanças de cores.
Chrysomelidae
Chrysomelidae (macho)
Chrysomelidae (casal)
Na primeira foto vemos um macho dessa espécie com a coloração alaranjada e suas antenas bem escuras, sinalizando que está a procura de uma parceira. Já na segunda foto, um casal mostrando claramente a diferença de cores entre macho e fêmea, onde, quando macho estava sozinho sua coloração era laranjada, agora ele ficou vermelho, enquanto a fêmea continua com sua coloração alaranjada. Outra diferença é a cor das antenas, enquanto o macho tem as antenas pretas a fêmea tem suas antenas da mesma cor de sua cabeça e torax, laranjada. E para fianlizar essas diferenças podemos observar que o macho é menor do que a fêmea.
CURIOSIDADE:
Nessa fase de acasalamento, quando o macho copula com a fêmea, ele fica com a coloração avermelhada, após a cópula ele fica alaranjado, então ele da uma volta em círculo, provavelmente para recuperar suas forças, ficando avermelhado novamente, então ele retorna para sua companheira para uma nova cópula. Esse processo é repetido de 3 a 8 vezes. Não há parceiros fixos, e após o acasalmento cada um sai para procurar novos parceiros. O acasalamento acontece principalmente nos meses de Janeiro e Fevereiro.
BESOURO TARTARUGA AZUL (Cassidinae)
Besouro-tartaruga é o nome comum a diversas espécies de besouros da família Chrysomelidae, subfamília Cassidinae. Eles possuem um interessantíssimo mecanismo de defesa baseado nas estruturas de seus pés e carapaça.
Seus pés possuem um complexo