Direito
Tempos atrás as mulheres que tinham interesse em profissões consideradas masculinas, como a medicina, poderia se casar com um medico, mulheres que tinha interesse nas leis podiam se casar com advogados. Hodierno, presença feminina vem crescendo cada vez mais na sociedade brasileira. Aos pouco estão conquistando seu espaço e mostrando que podem assumir profissões consideradas masculinas com muita autoridade, capacidade e autonomia, mostrando que o profissional não pode e não deve ser julgado por seu gênero.
Atualmente a mulher desempenha um papel de igualdade com o homem na sociedade tem direitos garantidos por lei que lhe garantem a igualdade entre os sexos.
Um desses direitos adquiridos pela mulher foi o acesso à educação, existiam também outras restrições, as mulheres não faziam parte da democracia, não tinham o direito de mostrar sua opinião na política através de seu voto. Hoje temos mulheres atuando diretamente na política de alguns países, até mesmo sendo autoridade maior.
Nos dias de hoje forma-se mais mulheres em direito do que homem. O preconceito ainda existe e é grande, fazendo com que elas assumam comportamento e padrões masculinos para serem devidamente respeitadas.
Advocacia
Os advogados tem um papel de grande importância na sociedade pois, tem como função a aplicação do direito. Existem advogados bem sucedidos com remuneração honrosa e outros considerados de baixo poder aquisitivo, desempenhando pequenos papeis no meio jurídico ou fora dele. Isso ocorre devido ao interesse de cada um e da instituição em que conseguiu seu bacharel, que não é muito reconhecida ou com ensinos considerados fracos formando assim profissionais não muito requisitados. Trabalhos, vagas em cargos públicos existem bastantes, o que falta, são profissionais de alta qualidade e com amor em sua profissão.
Esses profissionais acabam pegando pequenas causas, das populações mais carentes, cujo valor não permite uma alta remuneração.
Policia
À Polícia