doenças transmitidas por insetos
As antenas nos insetos têm a mesma função do tato nos seres humanos, além de ser através delas que o animal consegue captar cheiros. A maioria dos insetos apresentam dois pares de asas, enquanto outros insetos mosquitos e moscas apresentam apenas um par de asas. Os machos e as fêmeas de formigas e cupins apresentam asas apenas na época da reprodução, e existem outros insetos que não possuem asas em nenhum momento da vida como traça, pulga, piolho etc.
O corpo dos insetos é revestido por uma armadura muito resistente que chamamos de exoesqueleto. O exoesqueleto é constituído principalmente por quitina, um carboidrato.
A respiração dos insetos é feita através de traqueias (respiração traqueal), e o sistema circulatório é composto por um coração situado no abdome que bombeia sangue para um vaso, que em seguida distribui esse sangue para as demais regiões do corpo do animal.
Os insetos são dioicos, ou seja, possuem sexos separados, e a maioria deles sofrem metamorfose, processo que consiste em uma transformação do corpo do animal e de seu modo de vida.
Existe 165 milhões de insetos para cada ser humano deste planeta.
Os insetos representam 50% de todos os seres vivos do planeta e 90% de todos os animais.
O maior inseto do mundo é o Titanus giganteus, um besouro que vive na Amazônia. Um Titanus pode medir 17 centímetros.
DONEÇAS:
Uma em cada 17 mortes é provocada por insetos. Cerca de 1 em cada 6 pessoas no mundo está infectada com uma doença transmitida por insetos. As pessosas morrem por veneno ou por doenças transmitidas por eles.
O inseto que mais mata pessoas no mundo é o mosquito. os insetos causam doenças atuando como