Vetores
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO …..................................................... 3
DESENVOLVIMENTO …......................................... 5
CONCLUSÃO …...................................................... 14
BIBLIOGRAFIA ….................................................. 15 INTRODUÇÃO
Slide 1 Entende-se como vetores os animais que transmitem o agente etiológico a um hospedeiro susceptível, ou seja, ao homem ou outros animais (Domingues 2006).
Slide 2 Os agentes etiológicos são os causadores ou responsáveis pela origem da doença. Por exemplo: O Vírus Rotavírus (Ilustração 1), a bactéria Streptococcus (Ilustração 2), o fungo Aspergillus (Ilustração 3), o protozoário Cryptosporidium (Ilustração 4) e as algas Prototheca (Ilustração 5) (Domingues 2006).
Slide 3 Os vetores podem-se dividir em dois grupos: os micro vetores destacado-se os insetos e os roedores e os Slide 4 macro vetores que são os cães, gatos, aves, porcos, o ser humano, entre outros. Nesse trabalho, entretanto, iremos apenas abordar as questões sobre os micro vetores (Reis e Ferreira 2008).
Doenças transmitidas por insetos foram responsáveis por numerosas epidemias devastadoras como a peste negra, o a tifo, a malária, a febre amarela entre outras ao longo da história. Algumas destas doenças, como a malária, a febre amarela e a dengue ainda constituem importantes problemas de saúde pública. As doenças transmitidas por artrópodes são, a cada ano, responsáveis por uma em cada 17 mortes no mundo. Estão entre os principais riscos durante viagens turísticas e podem ocorrer inclusive nos países mais desenvolvidos ( Martins 2008).
Durante o período da Idade Média a humanidade se viu diante de epidemias até então desconhecidas: eram as chamadas pragas e pestes. Devido a presença de esgotos a céu aberto e do lixo acumulado nas ruas, esses locais