Algas
As algas são as maiores responsáveis pela renovação do oxigênio da atmosfera, elas realizam a maior parte da fotossíntese, armazenando principalmente o amido como substância de reserva. São organismo autótrofos que se desenvolvem no solo e sobre os troncos e na água doce. Elas possuem grande importância ecológica e econômica, estão presentes em vários produtos utilizados pelo homem.
Benefícios;
São fontes de proteínas, vitaminas e sais minerais, entre os grupos mais consumidos na alimentação, estão as algas vermelhas e as pardas que podem ser cultivadas em cativeiros ou somente retiradas do ambiente marinho. Possuem propriedades antienvelhecimento, anti-inflamatória, antioxidante, hidratantes e cicatrizantes.
Algumas das algas comestíveis mais conhecidas são : o nori, o kombo e o wakame, utilizados nos preparos de vários pratos japoneses e chineses como sushis, molhos e sopas. Algas também são encontradas em rações para animais, pois auxiliam no funcionamento da flora intestinal.
Utilizadas como forma de adubação natural por terem os talos ricos em minerais, são essenciais ao desenvolvimento das plantas. Fertizantes para o uso agrícola são fabricados a partir dos talos desidratados das algas, podemos encontra-los em forma de grãos, pó ou líquido.
Na medicina, em alguns países as algas são usadas nas curas e prevenções de várias doenças, já foi reconhecida a eficácia de uma espécie de alga parda no tratamento do bócio, uma doença que afeta o metabolismo do iodo, porém pesquisas vem sendo feitas para analisar a eficácia das algas no tratamento de doenças como asma, bronquite, verminoses, artrite e hipertensão.
Malefícios;
Maré vermelha – aglomeração de micro-plactons dinoflagelados que pertencem a uma divisão de algas, conhecida como planta de fogo por possuir uma pigmentação avermelhada no interior das células, raramente acontece em alguns locais da superfície das águas. O aumento desse fenômeno esta