Construção Civil I
Trabalho de Contrução Civil 1
Resumo dos assuntos vistos em sala
Professor: José Emídio
Turma: M35CB
Alunos:
Felipe Sales Sampaio – 1120888
Francisco David Paes de Andrade Forte – 1120890
Lucas Nogueira Alencar – 1120939
Lucas Sampaio Serrano – 1120972
Ruhama Maria Pinheiro Rebouças – 112097
Fortaleza, setembro de 2014
Assunto 1: Instalação de Obra
De acordo com a norma NBR-1367, o canteiro de obra é dividido em área operacional e área de vivência. Na área operacional, estão alocados: escritório de engenharia, almoxarife e outros ambientes destinados ao armazenamento de materiais, laboratório de concreto e solo e espaço para a construção do futuro empreendimento. Refeitório e cozinha, vestiário de funcionários, banheiros, ambulatório médic, lavanderia e área de lazer estão localizados na área de vivência.
Para obedecer a norma e possibilitar a trabalhabilidade, é necessário que existam instalações de água, luz, telefone, esgoto, energia e gás no canteiro de obra. São instalações provisórias com a finalidade de garantir condições adequadas de trebalho, segurança e higiene.
Quando o canteiro usa de explosivos para remover uma antiga construção e depois construir algo novo, é necessário o escoramento das edificações e outras construções que rodeiam a área trabalhada. Para isto, é necessário um estudo não apenas da área que será trabalhada, mas também de toda a região próxima ao canteiro.
O canteiro deve estar organizado de forma a possibilitar recebimento e estocagem de material, sem atrapalhar o fluxo e trabalho de funcionários. Deve-se existir também uma organização dentro do canteiro que permita a movimentação, entrada e saída de maquinários. O canteiro deve, também, apresentar um layout fexível, ou seja, que possa ser modificado em alguma etapa da obra. Isto é necessário porque a medida que a obra vai sendo realizada, existe uma variação