Bolsa de valores e sua influência na economia
1 INTRODUÇÃO
Muita gente já ouviu pelo menos uma vez na vida que a “bolsa de valores teve queda” ou “teve alta”, mas não faz ideia do que isto significa. A bolsa de valores é uma instituição onde se encontra demanda e oferta de valores a serem negociados através das suas corretoras de bolsa. As bolsas de valores oferecem a venda ou negociações de ações, bônus, obrigações e certificados de inversões e demais produtos similares. Neste trabalho será abordado seu surgimento, definição, principais funções e sua influência na economia moderna.
2 SURGIMENTO
Desde o século XV, em plena Idade Média, cotas de participações em companhias eram comercializadas no meio das ruas, nas calçadas, semelhantemente a qualquer outro produto vendido na época. A primeira bolsa de valores da história, isto é, um local onde reunia diversos comerciantes para a realização de negócios relacionados a participações em empresas surgiu em 1487, na cidade de Bugres, Bélgica. Entretanto, a primeira ação comercializada em uma bolsa de valores que se tem registro pertencia à Companhia Holandesa das Índias Orientais e foi negociada em 1602, na bolsa de Amsterdã. A partir de 1964, com as leis de reforma bancária e do mercado de capitais, as bolsas de valores começaram a assumir as funções que possuem atualmente.
Hoje em dia, as mesmas se transformaram em um símbolo marcante do capitalismo e da globalização. Fundada em 23 de agosto de 1890, por Emilio Rangel Pestana, a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) possui uma longa história de serviços prestados ao mercado de capitais e à economia brasileira, tendo se transformado na principal bolsa de valores do Brasil.
3 DEFINIÇÃO DE BOLSA DE VALORES
São locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização e negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. A bolsa de valores nada mais é que um mercado e como todo mercado oferece uma