Doenças causadas por víros
Transmitidas por picadas de inseto
Dengue: A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus classificado como arbovírus, isto é, aquele que é transmitido por insetos ou outros artrópodes. O inseto que transmite o vírus da dengue é o Aedes aegypti. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos, principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo.
Chagas: A doença de Chagas é causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi. Esse protozoário geralmente é transmitido ao homem por insetos popularmente conhecidos como barbeiros. Os barbeiros são encontrados com frequência em casas de taipa (construções de pau-a-pique barreadas) nas zonas rurais.
Transmitidas por Gotículas de salivas
Meningites : Ocorre quando, por alguma razão em específico, bactérias e vírus vencem as defesas do organismo e atingem as meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Causa febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço.
Hepatite A: causada pelo vírus VHA, a doença tem como sintomas: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas, urina escura e vômito. Além da via oral-fecal, pode ser transmitida por meio de alimentos ou água contaminados.
Transmitidas sexualmente
Sífilis: Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é uma doença com evolução crônica (lenta) com surgimento de um cancro duro (lesão) nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro.
AIDS: Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um retrovírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções. Dentre os sintomas iniciais destaca-se: fadiga, febre, distúrbios do sistema nervosos central,