Mundialização económica
Mundialização: Intensificação das relações económicas e a sua realização á escala do planeta e compreende o conjunto de trocas entre as diferentes partes do globo. É também um processo histórico, com incidência política, económica, cultural, tecnológica, etc., acelerado na segunda metade do século XX, que representa a consciência de que os fenómenos se apresentam inter-relacionados, independentemente das fronteiras territoriais, das diferenças étnicas ou linguísticas, etc.
Para este fenómeno terá contribuído uma série de fatores, como a emergência e o desenvolvimento de organizações transnacionais (de que são exemplos a ONU, a União Europeia, a UEO e a NATO), o incremento das vias de comunicação entre os vários países e regiões, a expansão das telecomunicações e das tecnologias de informação, a vigência de certos princípios políticos (direitos humanos, assistência humanitária) e o acesso generalizado à (mesma) informação.
Especificamente, na área económica, o fenómeno da mundialização teve como consequência a globalização dos mercados. Esta tem ainda algumas causas próprias do meio económico, como sejam a facilidade e rapidez com que os capitais são movimentados, a necessidade de as empresas obterem economias de escala e o incremento de processos de integração económica (como a União Europeia, o NAFTA e o MERCOSUL), não sendo também indiferentes os avanços nas negociações do GATT.
Mundialização/Fases
A mundialização económica desenrolou-se através de várias fases e de vários factores. O primeiro factor e a primeira fase foi a 1º Revolução Industrial.
Nesta altura tinhamos uma potência dominante, o Reino Unido, local este onde onde foi provocada a alteração de introdução de alterações significativas, em bens, processos, modelos organizativos no psicionamento das empresas dos países. Periodo decorrido entre 1760 e 1875. A inovação tecnológica caracterizava-se pela utilização de energias provenientes do carvão e do vapor, da utilização d amáquina a