mundialização econômica
Esse fenômeno foi acelerado a partir da segunda metade do século XX, é um processo histórico que envolve cultura, política, tecnologia e economia. Com o desenvolvimento de organizações como a ONU e a NATO, a comunicação entre nações foi facilitada, por meio do avanço do Ti (tecnologia da informação) e o acesso generalizado à informação
Esse processo gerou algo de extrema importância , especificamente na área da economia, a globalização. Esta globalização tem ainda algumas causas próprias do meio econômico, sendo estas a facilidade e a rapidez com que os capitais são movimentados, a necessidade das empresas obterem economias de escala e o incremento dos processos de integração econômica (como a União Européia, a NAFTA e o MERCOSUL).
Neste trabalho serão abordados três pontos essenciais, que são conseqüências dessa Mundialização econômica. São esses pontos:
Evolução e conseqüências do capitalismo industrial, comercial e financeiro
O capitalismo tem como definição básica a privatização dos bens, para que dessa forma gerem lucros. Apresentou três fases, em ordem, comercial, industrial e financeiro.
O capitalismo comercial iniciou-se por volta do século XVI ao XVIII, com expedições marítimas européias paras as Índias. A burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, vão começar um ciclo de exploração, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acúmulo de capital. Nessa faze observamos a desigualdade social, busca do lucro, o uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, e fortalecimento da burguesia.
Capitalismo industrial começou no século XVIII, a Europa muda seu sistema de produção, nessa fase ocorre a Revolução industrial modificou o sistema de produção, pois