Globalizaçao
A Mundialização Económica
Noção de Mundialização:
Trata-se de um conceito essencialmente económico, em que existem:
Trocas comerciais à escala mundial.
Livre circulação de capitais, de tecnologias e de pessoas.
Localização das atividades produtivas no espaço internacional.
Elementos da Mundialização Económica
Mundialização as trocas: O comércio internacional, associado à livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas atinge uma dimensão mundial.
Mundialização das empresas: As empresas localizam segmentos do processo produtivo em diversos territórios de acordo com as vantagens competitivas que oferecem. Os produtos produzidos são o resultado do contributo de várias empresas/ filiais, localizados em várias partes do mundo.
Globalização financeira: O aumento das trocas à escala mundial e a mundialização das empresas com as correspondentes necessidades de financiamento, intensificaram a livre circulação de capitais.
Enfraquecimento da regulação dos mercados: A livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas associada às novas tecnologias da informação e comunicação, torna mais difícil a atividade reguladora dos Estados Nacionais, verificando-se, em muitas áreas da atividade económica, a transferência da função reguladora para organizações de índole regional ou mundial como, por exemplo, o caso da EU ou da (organização) OMC.
A sociedade contemporânea carateriza-se por:
Um processo crescente de mundialização da economia, que se concretiza na internacionalização das trocas comerciais;
Na mundialização as atividades produtivas;
Na existência de um mercado financeiro global;
Na concorrência pelo domínio pelos mercados e dos recursos.
A sociedade contemporânea está:
Associada ao desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, na medida em que estas vieram contribuir para uma maior facilidade e rapidez de circulação de bens, serviços e capitais pela via de