Empreendoristo

4238 palavras 17 páginas
Beleza natural: crescendo na base da pirâmide

RESUMO
O Beleza Natural é uma rede com seis salões de beleza, localizado nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A empresa, que existe há 14 anos, é especializada em cabelos crespos e atende a cerca de 30 mil clientes todos os meses. A demanda crescente tem impulsionado o crescimento da rede, mas os sócios questionam o modelo a ser seguido nos próximos anos: crescer organicamente ou pelo sistema de franquias?
Palavras-chave: Beleza Natural; canais de marketing; expansão do varejo; sistema de franquia; caso de ensino.
INTRODUÇÃO
Rio de Janeiro, segunda-feira, 7h da manhã. As duas sócias e fundadoras do salão Beleza Natural visitavam juntas a filial do Shopping Tijuca, empreendimento localizado na zona norte da cidade. A empresa que se iniciara há 14 anos como pequeno negócio nos fundos de um sobrado, agora se tornara uma rede, com seis salões e cerca de 30 mil clientes atendidos todos os meses. Em contraste com a monotonia daquela manhã, uma fila já começava a se formar à espera da abertura do Beleza Natural, uma hora mais tarde. A cena se repetia quase todos os dias e era ainda mais freqüente aos sábados, não apenas nesta filial, mas em todos os salões da rede. Em muitos casos, os clientes podiam esperar mais de seis horas para realizar o Super-Relaxamento, considerado o serviço carro-chefe do salão.
— Precisamos crescer para dar conta! — desabafou Leila.
— Já estamos crescendo bem rápido, Leila. Duplicamos o salão de Caxias, abriremos uma nova filial. Precisamos estar atentas ao atendimento nos salões. Nesse processo não podemos perder de vista o zelo, inovação, competência e ambiente, valores em que acreditamos desde o nosso início — argumentou Zica.
— Você está certa. A questão é como continuaremos crescendo, mantendo a essência, mas tendo em vista que temos essa demanda que não pode esperar — ponderou Leila. ANTECEDENTES
O primeiro salão Beleza Natural foi aberto nos fundos de um

Relacionados

  • sustentabilidade e empreendoristo unidade 6
    474 palavras | 2 páginas