Multimédia - linearidade e não linearidade
LINEARIDADE E NÃO - LINEARIDADE
CONCEITO MULTIMÉDIA
MULTI
Multus - significa múltiplos ou numeroso
+
MEDIA
Plural da palavra medium significa meio ou centro.
↠ À letra significa múltiplos meios. ↠ É a utilização diversificada de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da mensagem. ↠ É o meio intermediário entre a fonte e o destino, pelo qual a informação é armazenada, transmitida e apresentada.
LINEARIDADE
NÃO - LINEARIDADE
LINEARIDADE
A linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através de acções pré-programadas. O utilizador apenas recebe a informação que é transmitida pelo computador. Não pode alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.
CONCEITO
LINEARIDADE
EXEMPLO
O professor ensina e o aluno limita-se a recolher a informação.
LINEARIDADE
EXEMPLO
Um telespectador de uma televisão tradicional pode apenas alterar o volume, o contraste, a cor e o brilho. O telespectador não pode alterar a ordem da programação ou a perspectiva dada por uma determinada câmara de filmar.
LINEARIDADE
VANTAGENS
↠ Mais objectiva do que a não - linearidade; ↠ Dá ao utilizador a informação que este precisa de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com periféricos.
LINEARIDADE
DESVANTAGENS
↠ É mais monótona para o utilizador do que a não linearidade; ↠ É mais difícil a utilização e a aprendizagem da mesma.
NÃO - LINEARIDADE
CONCEITO
A não - linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da acção.
NÃO - LINEARIDADE
EXEMPLO
O utilizador de um CD, ao seleccionar as informações que pretende consultar de acordo com os seus objectivos, está a interagir com o desenrolar da acção.
NÃO - LINEARIDADE
EXEMPLO
O e-Learning, que possibilita o ensino á distancia e a partir de uma plataforma online, permite que o utilizador possa controlar o ritmo com que aprende e o conteúdo de cada aula.
NÃO - LINEARIDADE