21121213232

274 palavras 2 páginas
Herança Colonial Brasileira

Concerteza a herança deixada pela exploração portuguesa ao Brasil é um peso que muito se discutiu na historiografia brasileira. No contexto do mercantilismo, a América Latina em geral tornou-se um grande centro fornecedor de matérias-primas e produtos primários, além de ouro e prata. O problema dessa região, Portugal e Espanha – que passaram a explorar sistematicamente suas populações e seus territórios, impedindo quaisquer tentativas de progresso, concretizando então a idéia que o fato de ser colonizado pesa ainda hoje nas condiçoes subdesenvolvidas.

Se essa história pode ser mudada? O Brasil ainda pode se tornar uma grande potencia mundial? A resposta é sim, mas o caminho não é nada fácil.
Prieiramente, o país deve conseguir fazer a sua economia crescer, por longo período, com crescimento sustentado. Ou seja, que não melhore e piore, ao longo dos anos. Além disto, deve haver crescimento do setor industrial, pois não há país desenvolvido que tenha a sua economia limitada à agricultura. Assim haverá crescimento do produto interno bruto (PIB) e do PIB per capita.
Com o crescimento sustentado na economia, poderemos pensar no desenvolvimento, que se faz com distribuição de renda e com a distribuição de benefícios para todo o povo. Com isto, é possível melhor os índices sociais, de desenvolvimento humano, quais sejam a educação e a expectativa de vida para a população.
Parece fácil, no papel, mas a relaidade é bem diferente disto, pois haverá inúmeras pressões externas e dificuldades internas, como por exemplo a dificuldade para se conseguir tecnologia e a existência de boa vontade por parte da elite do país, de modo a se fazer cumprir um plano

Relacionados