Multimedia móvel
Este artigo descreve o que é a multimédia adaptada a um ambiente móvel. Acompanhando a sua evolução ao longo das últimas décadas, é descrita a arquitectura típica deste tipo de sistemas, assim como as tecnologias que suportam a comunicação entre os dispositivos móveis. De seguida, são estudadas as características destes dispositivos, quais os serviços que oferecem e quais as técnicas utilizadas para transmissão de dados. Apesar de algumas limitações em termos de recursos e de qualidade de serviço (QoS), o artigo acaba a explicar o futuro destas tecnologias e as grandes capacidades que podem vir a atingir.
Palavras-chave — Mobilidade, áudio, video, imagem, digital, comunicação, conectividade, streams, recursos
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o termo multimédia tem vindo a mudar de significado. Antigamente, os dispositivos electrónicos limitavam-se a fornecer informação ao utilizador. Hoje em dia, esses dispositivos já têm de ser capazes de comunicar com qualquer tipo de dispositivo de modo a fornecer serviços em qualquer altura e em qualquer lugar. É fácil pensar na comunicação entre dois dispositivos que estejam no mesmo ambiente móvel e partilhem as mesmas características. Mas muitas dificuldades surgem quando se fala num ambiente a larga escala, com incompatibilidade entre tecnologias ou ainda com recursos escassos. Então, como é que dois dispositivos comunicam entre si se cada um estiver num extremo do planeta? E se estiverem numa zona sem sinal? Que tecnologia utilizam? Como é que utilizam o sinal de forma eficiente? Todas estas perguntas levaram ao estudo da multimédia móvel, um termo das novas tecnologias que tem vindo a evoluir e promete grandes inovações no futuro.
Hoje em dia, está bem patente a evolução da multimédia. Ainda há alguns anos, o facto de ser possível telefonar através de um telemóvel era uma inovação. Neste momento, trata-se apenas de uma comodidade. Assistiu-se a uma evolução rápida que fez crescer em quantidade, em