Economia ZON
Tendo em conta os parâmetros que nos foram sugeridos, optámos então por escolher o grupo ZON OPTIMUS, sendo uma empresa líder de mercado no que diz respeito a operadores pay-TV e também de exibição cinematográfica.
Uma vez que a fusão das duas empresas (ZON e Optimus) é recente, iremos analisar, principalmente a ZON, assim será a analisado o relatório de contas do ano 2012, bem como a posição da empresa no mercado português e os serviços oferecidos pela mesma.
A ZON Multimédia, é um grupo empresarial português, cujos principais serviços são no ramo de TV por subscrição, Internet banda larga e fibra óptica, distribuição de conteúdos audiovisuais, cinema e telecomunicações.
2. ZON OPTIMUS
2.1. História ZON e OPTIMUS
ZON
Foi ainda no século passado, que surgiram os primórdios da empresa ZON Multimédia.
O ano de 1996, marcou a privatização e reformulação da empresa Portugal Telecom. E se até então a PT se apresentava como uma empresa principalmente detentora do mercado das telecomunicações, a partir deste ano a sua área de intervenção foi mais explorada.
Surge assim, em 1999, uma das áreas que daria origem à actual ZON Multimédia, a PT Multimédia. Operando na Área Televisiva, Interactiva e na Internet, chegou a ser detentora de 90% do Mercado da Televisão por Subscrição em Portugal.
No entanto, praticamente uma década depois, a 7 de Novembro de 2007, a PT Multimédia separa-se do Grupo PT, e, em Janeiro de 2008 surge, pela primeira vez a ZON Multimédia.
Visando três objectivos fucrais:
Liderar no triple play;
Atingir a excelência na relação com o cliente e nas operações;
Capturar novas oportunidades de crescimento.
A empresa teria assim, pela primeira vez, traçado o seu rumo, ainda antes de o