Sonae
Criada em 1994, a Sonaecom assume a actual designação em 1999. A Sonaecom é uma holding operacional que controla e gere activamente uma carteira de empresas, divididas em três unidades de negócio: Telecomunicações Móveis (Optimus) e Fixas (Novis), Software e Sistemas de Informação (SSI) (Bizdirect, Mainroad, WeDo e Saphety ) e Media (Público). A Sonaecom conta com dois accionistas de referência, a Sonae e a France Télécom, que prestam um significativo apoio estratégico aos negócios. A Sonaecom é actualmente um dos maiores geradores de tráfego de comunicação em Portugal, com base na sua própria infra-estrutura de telecomunicações.
Figura 1 - Diagrama de Relação de Participações
Telecomunicações (Optimus)
Com a integração total do Clix, a Optimus é hoje o único operador integrado de telecomunicações em Portugal e a marca única da Sonaecom para o sector das Telecomunicações. Cobrindo todos os segmentos de mercado - Residencial, Particulares, Mass Business, Corporate e Wholesalede – conta com cerca de 4 milhões de utilizadores, dos quais 3,3 milhões no móvel e 514 mil no fixo, servindo directamente 1 em cada 3 utilizadores em Portugal (empresas e particulares) com soluções de última geração de Voz, Internet, Televisão e Dados, através de terminais móveis ou fixos, permitindo-lhes usufruir de múltiplas soluções adaptáveis a cada perfil.
Media (Público) | O Público é o jornal diário de referência em Portugal e é o quarto entre os jornais diários em termos de circulação. O rigor de uma informação completa e fundamentada - sobre factos e não sobre rumores - a imparcialidade da atitude jornalística, a correcção, clareza e conclusão da escrita são, para o Público, regras essenciais. O Público é líder on-line e regista, mensalmente, 1,6 milhões de visitantes. Difunde a sua informação em distintas plataformas: Imprensa, Internet e Telemóvel. |
Software e Sistemas de Informação (Mainroad, WeDo, Saphety )
A área de SSI inclui as empresas