multiculturalismo
Faculdade Anhanguera de Negócios e Tecnologias da Informação
Curso Pedagogia - Licenciatura
Educação e Diversidade Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Acadêmicos:
Rita de Cássia B de Sousa–RA: 8745983100
Professora: Kelem Lins
DESAFIO PROFISSIONAL
TAGUATINGA – DF
07 DE ABRIL DE 2014
Multiculturalismo na Educação
A pesquisa a seguir tem como objetivo de entendimento do multiculturalismo na educação e nas instituições educacionais, visando os objetivos dispostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
A matéria é ministrada por Kelem Lins do curso Pedagogia - Licenciatura da Faculdade Anhanguera de Taguatinga.
Passo 1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; Art. 4º III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; Art. 5º O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação