Multi tarefa
Abstract
Multiprocessor systems are now common, you won't buy a desktop with a single processor, because the multiprocessor has dominated the market.
It was created in 1960, to bring the desempenho that wasn't achieved by his predecessor.
This article describe the multiprocessor, showing their main features, advantages and disadvantages.
It also shows problems and solutions related to memory management.
Resumo
Sistemas multiprocessadores são agora comuns, dificilmente você irá comprar um desktop com apenas um processador, pois eles já tomaram o mercado.
Nasceram em 1960, com a proposta de trazer um desempenho não alcançado por seus antecessores.
Este artigo descreve os multiprocessadores indicando suas principais características, vantagens e desvantagens.
Apresenta também problemas e propostas de soluções relacionadas a gerenciamento de memória.
1. Introdução
Os multiprocessadores existem desde 1960. Como todas as melhorias em processadores eles foram criados para processar mais dados, mas dessa vez paralelamente.
O surgimento de multiprocessadores se deu por terem um menor custo que o aumento do poder de processamento de um único processador.
Prós: O desempenho se torna muito maior, já que uma mesma “maquina” com vários processadores pode executar diversos programas ao mesmo tempo ou executar o mesmo programa paralelamente. Quando você tem sistemas que permitem mais de um processador, ampliar a capacidade se torna muito mais barato. Processadores “únicos” possuem um limite físico para melhorar seu desempenho. Multiprocessadores quando sofrem a falha de um processador, não param de funcionar, já que os processadores restantes podem assumir suas funções de forma transparente, mesmo que com desempenho inferior. Os processamentos podem ser distribuídos a fim de nunca deixar um processador completamente ocupado ou carregado.
Contras: Com vários processadores problemas de concorrência entre eles podem