Andrea pozzo
É conhecido pela obra A Glória de Santo Inácio.
É registrado por Adolphe Siret (7) como padre jesuíta, que estudou pintura em Milão. De 1676 a 1678 decorou a igreja jesuíta de São Francisco, em Mondovì. Recomendado por Carlo foi chamado a Roma pelo Geral dos jesuítas, Padre Oliva, no fim de 1681.
Aperfeiçoou-se em Roma, onde viveu por muito tempo e começou a pintar o monumental teto da igreja jesuíta de Santo Inácio no final dos anos 1690. Residiu em Gênova e Turim e tem outros trabalhos em Modena, Arezzo e Montepulciano.
Foi convidado pelo imperador Leopoldo da Áustria a se mudar para Viena em 1703 e ali pintou os afrescos da Igreja Jesuíta (atual capela da Universidade). Na cidade, executou afrescos para o palácio Liechtenstein que mostram os trabalhos de Hércules.
Outras obras principais, fora o afresco monumental da Igreja de Jesus (Roma), são Jesus - Menino adormecido sobre a Cruz, em Dresden; retrato de um jesuíta, em Florença; a capela da Anunciação na Igreja de Santo Inácio; o altar do fundador da Companhia na Igreja de Jesus (Roma) e os projetos (desenhos) para as duas fachadas de S. João Latrão, também em Roma.
Além de pintor, foi arquiteto e teórico de arte e deixou um tratado, Prospettiva de pittori e architetti, publicado em Roma em