Artes
A Igreja Católica, porém, logo se organizou contra a Reforma. Na verdade, desde o início do século XVI havia dentro dela um movimento que visava fortalecer a vida espiritual, mas apenas no século XVI essa reação viria a constituir a Contra- Reforma. Com a ação das grandes ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, a igreja Católica retomou sua força e construiu novas e grandes igrejas. A arte voltava a ser vista como um meio de ampliar a influência católica.
Origens e características gerais do Barroco A arte barroca originou-se na Itália, logo se espalhou por outros países da Europa e chegou à América. Porém, apresentou características bastante diferentes nos vários países. O Barroco italiano do início do século XVII, por exemplo,difere muito do Barroco holandês da mesma época.
A Pintura
Os pintores italianos Caravaggio, Tintoretto e Andréa Pozzo estão entre os mais representativos do Barroco.
Caravaggio: a beleza além da aristocracia
Caravaggio (1573-1610) não se interessava pela beleza clássica ² a dos deuses da mitologia grega ou dos membros aristocracia -, que tanto encantou os artistas do Renascimento. Para ele, não havia ligação entre beleza e aristocracia, e seus modelos eram vendedores, músicos ambulantes, ciganos; enfim, gente do povo.
O que melhor caracteriza sua pintura é a utilização original da luz: ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada de modo intencional para direcionar a atenção do observador. Isso é tão fundamental em sua obra que ele é considerado importante pintor da luz,como você pode ver no quadro Vocação de São Mateus.
Cristo em casa da Marta e Maria, de