BARROCO
Origens e Características do Barroco O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
Pontos Principais:
Disposição dos elementos dos quadros em forma de uma composição em diagonal.
Acentuado contraste de claro-escuro. O que intensifica a expressão dos sentimentos.
A pintura barroca é realista e o povo simples com freqüência é representado.
Andrea Pozzo (1642-1709) – A pintura barroca desenvolveu-se também nos tetos das igrejas e de palácios. Essas pinturas, de efeito sobretudo decorativo, realizou audaciosas composições de perspectiva. Assim foi, por exemplo, o trabalho que Andrea Pozzo realizou para o teto da igreja de Santo Inácio, em Roma. Essa obra impressiona pelo número de figuras e pela ilusão – criada pela perspectiva - de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam o homem para a santidade.Essa tipo de pintura tornou-se muito comum na época. Em muitas igrejas barrocas brasileiras, por exemplo, encontramos tetos com pintura que dão a ilusão de arquitetura e que se abrem para o céu.
A arte Barroca surgiu em Roma, por volta de 1550 e foi até 1750. Caracteriza-se por um estilo rebuscado e pela busca de efeitos decorativos e visuais, através decurvas, contracurvas, arabescos e grandes contrastes entre claro e escuro.Essa arte foi o estilo mais esplendoroso, imponente e ornamentado de todos os tempos.