Semana de arte moderna
A oposição entre a reflexão intelectual e a impulsividade do sentimento atinge seu ponto máximo napintura. Suas características mais marcantes são:
1. Composição em diagonal: os elementos da composição se organizam geralmente por uma linhadominadora diagonal, oculta mas atuante.
2. Violentos contrastes de claro-escuro: isto é, de sombras e luzes para obter maior intensidade deexpressão dos sentimentos e acentuar o vigor plástico das formas.
3. Aumento deliberado na intensidade de expressão de sentimentos, principalmente os dramáticos.
4. Dinamismo e síntese das formas: as formas, além de dinâmicas e movimentadas são feitas numespírito de síntese, sem o gosto pela minúcia. (Exceção feita ao barroco holandês).5. Realismo de inspiração popular: os renascentistas haviam sido naturalistas, mas geralmenteidealizavam a realidade, buscando formas ideais de beleza. Os barrocos são mais verdadeiros ou realistasem seu naturalismo e revelam uma inspiração popular nos próprios temas. No seu realismo mostramatração pelo pitoresco, exótico e mórbido, e até mesmo pelas anomalias e deformidades físicas (pintava-se, por exemplo, a pobreza, os anões, a mulher barbada, etc.).
6. Ênfase no decorativo. O uso da perspectiva ilusionista na pintura de tetos é uma característica da artebarroca porque foi uma forma de pintura que se desenvolveu bastante dentro do estilo. Os artistasbarrocos tinham especial predileção pela pintura de tetos nas igrejas e nos palácios. Deposição de Cristo , A Glorificação de Santo Inácio, Crito em casa de Marta e Maria,1578
Caravaggio Andrea Pozzo Tintoretto
PRINCIPAIS PINTORES:
Caravaggio,Andrea pozzo,Tintoretto
Pintura Romântica
Repetindo-se mais uma vez a tendência que se