A vida politica
A ARTE BARROCA NA EUROPA
A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, período de grandes mudanças na Europa da Idade Moderna. Para melhor entender os acontecimentos daquele século, precisamos buscar suas origens em fatos do XVI, dos quais um dos mais importantes foi a Reforma Protestante, que se iniciou na Alemanha e expandiu-se por muitos outros países.
Nesse período do século XVI a pintura, a arquitetura e a escultura já manifestam um novo estilo, como podemos observar na obra de Michelangelo, O Juízo Final.
ORIGENS E CARACTERÍSTICAS GERAIS DO BARROCO
A arte barroca originou-se na Itália, logo se espalhou por outros países da Europa e chegou à America. Porém, apresentou características bastante diferentes nos vários países. O Barroco italiano do inicio do século XVII, por exemplo, difere muito do Barroco holandês da mesma época. Ainda assim, há aspectos comuns às obras desse período: o predomínio da emoção, e não da razão, que prevaleceu no Renascimento; o acentuado contraste entre tons claros e escuros, que intensifica a expressão dos sentimentos. Os temas são variados: religiosos, mitológicos e na forma de retratos.
A PINTURA
Os pintores italianos Caravaggio, Tintoretto e Andrea Pozzo estão entre os mais representativos do Barroco.
CARAVAGGIO: BELEZA ALÉM DA ARISTOCRACIA
Caravaggio (1573-1610) não se interessava pela beleza clássica – a dos deuses da mitologia grega ou dos membros da aristocracia -, que tanto encantou os artistas do Renascimento. Para ele, não havia ligação entre beleza e aristocracia, e seus modelos eram vendedores, músicos ambulantes, ciganos; enfim, gente do povo. O que melhor caracteriza sua pintura é a utilização original da luz: ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada de modo intencional para direcionar a atenção do observador. Isso é fundamental em sua obra que ele é considerado importante pintor da luz, como demonstra a obra Vocação de São Mateus.
TINTORETTO: A