sistemas multi-tarefas
Esse tipo de sistema é um dos mais utilizados atualmente. Entre alguns exemplos podemos citar as plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS. Estes são capazes de executar diversas aplicações ao mesmo tempo. Tudo aquilo que não era possível no sistema anterior (dado os exemplos: ou se ouvia música, ou navegava na internet, etc.), nesse tipo de sistema, agora, se torna possível. Realmente um grande avanço, tanto de hardware quanto de sistema operacional, estes sempre dependentes entre si. Foi a partir desse tipo de sistema, o multitarefa, que o uso de computadores pessoais aumentou significantemente. O sistema ficou mais acessível aos usuários, mais fáceis de serem utilizados.
Sistemas multiprogramáveis/multitarefas
Esse tipo de sistema é um dos mais utilizados atualmente. Entre alguns exemplos podemos citar as plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS. Estes são capazes de executar diversas aplicações ao mesmo tempo. Tudo aquilo que não era possível no sistema anterior (dado os exemplos: ou se ouvia música, ou navegava na internet, etc.), nesse tipo de sistema, agora, se torna possível. Realmente um grande avanço, tanto de hardware quanto de sistema operacional, estes sempre dependentes entre si. Foi a partir desse tipo de sistema, o multitarefas, que o uso de computadores pessoais aumentou significantemente. O sistema ficou mais acessível aos usuários, mais fáceis de serem utilizados.
Apesar de esse tipo de sistema executar as tarefas ‘concomitantemente’, ao mesmo tempo, isso na prática dos processos não se configura em verdade. Atribui-se essa denominação (multitarefas) pelo fato de, ao contrário do sistema monotarefas, ser possível a execução de diversas aplicações ao mesmo tempo, a depender, é claro, do hardware. Mas dentro do próprio sistema, o processador executa apenas um processo por vez, com velocidade surpreendente, o que causa a impressão que ele executa os processos ao mesmo tempo.