O simbolismo
'' Nomear um objeto significa suprimir as três quartas partes do gozo de uma poesia, que consiste no prazer de adivinhar pouco a pouco. sugerir, eis o sonho.''
O que foi?
O simbolismo foi um movimento literário e poético, também presente nas artes plásticas e teatro. chamado Decadentismo, clara alusão a decadência dos valores estéticos vigentes até então.
Surgiu em oposição ao Realismo e ao Naturalismo da época.
Onde e quando?
França- 1881 principais características:
Musicalidade
A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlaine, que em seu poema ''art poétique'', afirma: ''De la musique avant toute chose...'' ('' A música acima de tudo...'') Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos. subjetivismo Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim está focalizada sob o ponto de vista de um único individuo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do ''eu'', buscam o inconsciente, o sonho.
Transcendentalismo
Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. ênfase no imaginário e na fantasia. para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do gênero, transmite a ideia de uma Observação pelo branco.
Sinestesia
Abusa-se da