multi logi
Em face de um ambiente de competitividade crescente, a logística reversa com seus eficientes canais de distribuição, evoluiu, passando a considerar de forma sistemática, que se relacionam direta ou indiretamente aos fluxos físicos e de informação da cadeia de suprimentos. Nesse sentido a adoção de abordagens sofisticadas da empresa Multilogi tem representado um ponto chave para efetivação e sustentação de estratégias mercadológicas promissoras.
Para atender a uma demanda crescente, cada vez mais exigente em termos de prazo e qualidade, o desenvolvimento desses canais de distribuição tem inibido a atenção que vem sendo dirigida à reintegração desses produtos ao ciclo produtivo, ou seja, ao seu reaproveitamento ou de seus componentes e materiais constituintes.
Muitos fatores têm contribuído para o desenvolvimento de uma logística que faça o caminho reverso da tradicional, ou seja, que realize essa reintegração mencionada. O volume de resíduos sólidos que vem aumentando significativamente, as matérias-primas que se tornam menos abundante e a crescente conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente e contra o desperdício, são alguns desses fatores que impulsionam a logística reversa, do ponto de consumo até o ponto de origem que precisa ser gerenciado.
Conceito
A Logística Reversa é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo de matérias- primas, estoque em processamento e produtos acabados, do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar e realizar um descarte correto praticamente toda a sua responsabilidade em tornar possível o retorno de materiais e produtos, após sua venda e consumo, aos centros produtivos e de negócios, por meio de canais reversos de distribuição agregando valor aos mesmos. A vida de um produto não termina com sua entrega ao cliente, os Produtos se tornam obsoletos, danificados, saturados em sua função ou simplesmente não funcionam e devem retornar ao seu ponto de origem