Mulheres e o meio ambiente
Mata Atlântica e Rio Mundaú, Patrimônio Nosso!
O ser humano hoje em dia é o maior causador da degradação da natureza, se não fossem as atividades erradas que o homem realiza diariamente, o nosso planeta não estaria sofrendo tanto: catastrófes, aquecimento global, altas temperaturas, queimadas, além da destruição e poluição de nossas matas e rios.
Seguindo esse raciocício, queremos hoje falar com vocês sobre preservação e conscientização...........
Que tal começarmos com a Mata Atlântica? Patrimônio nosso e de todo Brasil!
Quando os portugueses aqui chegaram, a Mata Atlântica era uma exuberante barreira que se erguia por todo o litoral brasileiro com 1.000.000 Km² de extensão, chegando a invadir o interior do território (ex.: na região sudeste ela se alargava chegando a ocupar 100 Km para o interior). Hoje, resume-se a apenas 7% da mata original, sendo que, menos de 2% estão protegidos em unidades de conservação oficiais. Nada menos que 11% da Mata Atlântica foi destruída nos últimos dez anos. Os estados que ainda existem remanescentes da mata atlantica no Brasil são: Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas gerais, Espírito santo, Rio de janeiro, São Paulo, Mato grosso do sul, Paraná, Santa Catarina, e Rio grande do sul.
Diante dessas afirmações, a gente se pergunta? Por que nossa Mata Atlântica foi e, continua sendo, destruída?
Pode-se resumir essa resposta em apenas duas palavras: exploração econômica.
Voltaremos um pouco no tempo, para podermos entender o presente. A colonização empreendida pelos portugueses no Brasil é o que os historiadores chamam de colonização de exploração, explorar os recursos naturais e mão-de-obra da colônia para enriquecimento da metrópole (no Brasil, além da exploração da mão de obra dos índios - em escala reduzida - foi "importada" a mão-de-obra estrangeira, os negros africanos). O primeiro alvo foi a Mata Atlântica, tanto