Behaviorismo
MANAUS 2011
CESAR DE SOUZA CAVALCANTE
FARID BEZERRA DA ROCHA
MARCUS VINICIUS BRITO MARTINS
EDINILZA ALEXANDRINA DE OLIVEIRA MEDEIROS
ANA NÚBIA RIBEIRO DE SOUZA
LUCIANA LOPES DA SILVA
TRABALHO DE PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE PERSONAGENS DO FILME TEMPOS MODERNOS PELA TEORIA BEHAVIORISTA
Trabalho, apresentado à Universidade Federal do Amazonas – UFAM, com um dos pré-requisitos para obtenção de nota da Disciplina Psicologia Aplicada à Administração.
Professora: DR.ª RAQUEL ALMEIDA DE CASTRO
Manaus 2011
INTRODUÇÃO
A finalidade deste trabalho é mostrar o emprego da Teoria Behaviorista estudada por Watson e Skinner, no filme Tempos Modernos. Quando falamos em Behaviorismo estamos nos referindo ao estudo do comportamento humano, na maneira de como o ser humano reage quando é colocado em diversas situações dentro de um determinado ambiente e quais os reflexos executados em resposta àquilo ao qual foi exposto. E essa resposta é o foco principal, o objeto dos nossos estudos baseado nas experiências feitas especificamente por estes dois cientistas.
Para entender o Behaviorismo, faz-se necessário entendermos em que consiste a Teoria Behaviorista.
Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento.
A palavra inglesa behavior significa comportamento, conduta. Os behavioristas de orientação positivista trabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.
John Broadus Watson (1878-1958) foi considerado o pai do behaviorismo metodológico, ao publicar, em 1913, o artigo "Psicologia vista por um Behaviorista", que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das