Mulheres em foco
QUESTÕES:
1) Sistematize as ideias apresentadas no texto sobre a constituição da identidade profissional.
2) Por que a autora afirma que as três greves de professores constituíram momentos de ampla visibilidade dos professores na grande imprensa e difundiram novas imagens da docência constituindo marco na historia da imprensa no Brasil?
3) Sistematize as ideias mais importantes sobre a greve de 1956:
RESPOSTAS:
1)Por ser constituída por uma categoria heterogênea a identidade nacional dos professores guarda em si uma série de aspectos. Cada estado organizou sua rede pública de ensino. Os professores de escolas públicas ingressam via concurso público. Já os de escolas particulares são amparados pela CLT (consolidação das leis trabalhistas). Antes leigos e pessoas de outras profissões podiam ensinar. Depois era preciso passar por uma formação. Em 1931 foi preciso o registro dos professores ao Ministério da Educação. Havia a exigência de formação universitária especifica feita pela Faculdade de Filosofia. No mesmo período foi concedido um Registro Provisório que depois de três anos de docência passava a ser permanente. Cada segmento inicial e secundário era cobrado por um aprimoramento para exercer a função de professor. Nas décadas de 40 e 50 as escolas cresceram de 42 ginásios para 561.
2) As greves foram momentos impares na formação da consciência de classe do professorado brasileiro. As primeiras greves de 56 mostram como o processo exploratório era grande feito pelos donos de escola que montavam “indústrias de ganhar dinheiro” pagando salários miseráveis aos professores. A imprensa fez uma cobertura dos fatos que proporcionou a grande parte da sociedade saber de tais acontecimentos. Houve grande repercussão. Os jornais O Globo e O Correio da Manhã criticaram os líderes dos sindicatos e a sua