Segmentação de mercado com foco na mulher
Resumo
A segmentação de mercado é uma das principais formas para podermos identificar e entender o público alvo. Se em um primeiro momento as empresas brasileiras podiam elaborar suas estratégias de maneira massificada, hoje a realidade é a de que o fracionamento do mercado melhor entender e atender as necessidades dos consumidores. Como os mercados de massa se fragmentaram os profissionais de várias áreas estão desenvolvendo programas específicos que estabelecem relações mais próximas com seu público alvo. O objetivo deste estudo é buscar o perfil, as necessidades e comportamento de compras da mulher consumidora que vem conquistando importante participação na vida econômica do Brasil e do mundo. Os dados citados foram resultados de freqüentes pesquisas feitas por especialistas e órgãos econômicos e visam esclarecer e subsidiam ações voltadas a este mercado promissor.
Palavras-chave : a segmentação de mercado e a mulher consumidora no Brasil e no mundo.
Introdução
Várias análises de diversos pontos de vista foram feitas das sociedades: o modo como as pessoas pensam, se relacionam, etc. Mas ultimamente, o mundo globalizado vem influenciando uma das características mais importantes: o modo como as sociedades consomem.
O Brasil, país que desponta mais do que nunca como uma economia ascendente, apresenta um momento de grandes mudanças no perfil econômico de sua população. Este crescimento da economia, a multiplicação de empregos, o acesso ao crédito estão elevando significativamente o poder de compra do consumidor.
Neste novo cenário, surgem oportunidades e desafios para as empresas que precisam detectar o perfil de seus consumidores.
Nestas mudanças a maior variação se deu na faixa intermediária (a classe C), somando-se as classes A, B e C o Brasil conta hoje com 115 milhões de pessoas que podem ser consideradas consumidoras.