Mudanças sociais
1-INTRODUÇÃO……………………………………………………………………… 1
2- TEORIAS DA MUDANÇA SOCIAL………………………………………………. 2
3- OS FACTORES QUE INFLENCIAM A MUDANÇA CULTURAL E SOCIAL…... 3 4- MOROSIDADE DA MUDANÇA SOCIAL………………………………………… 4
5- CONCLUSÃO…………………………………………………………………………5
6- BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………………6
INTRODUÇÃO
O trabalho que aqui se pretende tratar gira em torno da questão da mudança social na abordagem do sociólogo Bruce I. Cohen, que afirma que qualquer mudança na estrutura ou na organização social de uma sociedade é denominada mudança social. A mudança social deve ser diferenciada da mudança cultural, que se refere a mudanças na cultura de uma sociedade. Os sociólogos devem estar cientes das mudanças sociais e culturais, para poderem formular hipóteses e previsões acuradas.
2- Teorias da Mudança Social
I. Teorias evolucionistas: Os teóricos evolucionistas viam a sociedade como um desenvolvimento de formas mais simples para as mais complexas. Acreditava-se que as sociedades que estavam em estágios mais avançados de desenvolvimento eram mais progressistas que outras. As teorias evolucionistas possuem um bias etnocêntrico, na medida em que encara a sociedade moderna como superior as sociedade do passado.
II. Teorias cíclicas: Considera que a sociedade passa por diferentes estágios que formam círculos repetitivos, e não movimento progressista sugeridos pelo teóricos evolucionistas
III. Teorias do equilíbrio: Vê a sociedade como sendo formada como um conjunto de parte interdependente, cada um contribuído para sua eficiência. Se a mudança social desestrutura uma das partes, a sociedade entra em estado de desequilíbrio, provocando mudanças sociais adicionais em outros seguimentos da sociedade. Isto trará a sociedade de volta a um estado de harmonia e equilíbrio.
IV. Teoria do conflito: Os sociólogos que subscrevem a teoria do conflito vêm a sociedade como um conjunto