Mudanças no Estado brasileiro
RESPOSTA
1. A diferença entre um plano e o outro foi que que foi retido por 18 meses todos os depósitos e aplicações financeira que ultrapassassem a 50,000 (o equivalente a 1,000 no cambio do dia).
2. 1ª fase – foi criado o Fundo Social de Emergência (FSE), que desvinculou 20% das receitas da União, permitindo ao governo recursos necessários às necessidades advindas do fim do imposto inflacionário. 2ª fase – Foi implantado a Unidade de Referências de Valores (URV), que servia de indexador para preços e salários. A ideia era induzir todo sistema de preços a migrar para o indexador URV, ou seja, tentar indexar a economia a uma única referencia, contraposição à salada de índices que cada agente econômico usava para ancorar seus preços. 3ª fase – Após grande parte do sistema de preços ter sido indexado à URV, esta unidade de referência foi substituída por uma nova moeda, o real. Com isso foi possível alinhar a maioria dos preços e quebrar os efeitos da inflação inercial.
3. A Lei de Responsabilidade Fiscal, fixa limites para gastos com pessoal e para o volume de endividamento e ainda cria mecanismos de responsabilização penal para administradores públicos que infringirem a lei. Esta lei é considerada um marco na historia da administração publica brasileira.
4. - A instituição de operações de crédito consignado em folha de pagamento.
- A definição de patrimônio de afetação ( somente o patrimônio da empresa responde por suas duvidas, impedindo que empreendimentos imobiliários, por exemplo, fossem bloqueados em fase de falência da construtora ou incorporadora);
- A facilitação do mecanismo de alienação fiduciária de imóveis e veículos;
- A separação do valor incontroverso, do valor reclamado na justiça, o que permite que somente seja questionada a parte controversa e liberada a parte incontroversa;
- A instituição do sistema de informação de credito do Banco Central, que ajuda na