MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO PESSOAL: Exigência da escuta psicopedagogica
O homem sempre busca seu espaço, seu sucesso pessoa usando dos artifícios da comunicação que permite a ele a própria auto-ajuda, mas também permite ser ajudado e ajudar ao próximo.
Comunicar significa interagir e inserir-nos em vários espaços sociais e comunitários, permitindo a penetração em outras desconhecidas dimensões que nos permitirão sermos felizes, realizados, menos dependentes dos bens escravizadores como dinheiro, matéria, além das dependências emocionais traumatizantes.
O homem hoje procura se incorporar e caminhar em busca de novos horizontes, comunicando-se em várias esferas na tentativa de se aproximar de outros, procurando novos vínculos e pontes de integração.
A comunicação estende-se do pessoal ao global e do intrapessoal ao mundial, do micro ao macro, relações pessoais entre países, religiões e políticas, não importando a linguagem exercida. Há um entendimento, ou melhor, a busca de um entendimento que permita ao homem do globo terrestre se comunicar, se integrar, na tentativa de descobrirem formas de melhorarem as dimensões comunicativas e desenvolver mais e mais a percepção.
Na comunicação procuramos mostrar quem somos, descobrir os nossos mais visíveis erros na tentativa de melhorar através de trocas e respostas, dando e recebendo informações, propagando mensagens e captando outras indiretamente por meio de livros e bancos de dados e outras formas de comunicação.
A comunicação tem a finalidade de resolver a maior parte dos desafios, embora ela seja desafiante, no tocante a solucionar as questões apresentadas, mais o relacionamento e o contato íntimo, alem de interagir e transformar o ambiente que nos cerca, nossas situações profissionais e pessoais.
Direta e indiretamente estamos nos comunicando, seja