ATLANTIC EMPRESS, TOBAGO, CARIBE
ATLANTIC EMPRESS, TOBAGO, CARIBE (JULHO/1979)
Volume: 287 mil toneladas (159 piscinas olímpicas)
Durante uma tempestade tropical, dois superpetroleiros gigantescos colidiram, próximos à ilha caribenha de Tobago, o Aegean Captain e o Atlantic Empress, ambos batendo o pavilhão grego, próximos à ilha caribenha de Tobago. O acidente vitimo 29 membros da tripulação e despejou milhões de litros de petróleo bruto no mar.
O Atlantic Empress afunda no dia 3 de agosto, após 2 semanas de incêndio e explosões, e ainda com parte de sua carga de Óleo cru, e continuou a derramar óleo ainda por muito tempo.
“Atlantic Empress”
Enquanto que o Aegean Captain, teve por sua vez seu incêndio debelado graças aos esforços heroicos de sua tripulação que salvaram o navio, e a carga.
“O Aegean Captain, logo na proa o Atlantic Empress arde em chamas”
Que se tenha conhecimento, este é o maior desastre causado por navios tanques na história, a carga combinada dos dois navios passava das 500.000 toneladas.
BIBLIOGRAFIA http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/os-maiores-vazamentos-de-petroleo-da-historia.html http://www.blogmercante.com/2010/08/fotos-principais-acidentes-com-navios-vlcc-da-historia/ http://www.somaticaeducar.com.br/index.php?i=noticia&id=2706 http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/emergencias-quimicas/panorama-geral/Principais-acidentes-internacionais.pdf
FABAVI – REDE DE ENSINO DOCTUM
TECNÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS
LEANDRO P. ZUPELLI / KAROLINE ROSA DOS SANTOS
ACIDENTES
PETROLÍFEROS
SERRA 29 DE ABRIL
2013
Sendo o maior desastre causado por navios tanques na história ele faz parte de um dos Dez Maiores Acidentes Petrolíferos, sendo o seu o quarto lugar, que juntos já correspondem por 68% dos Vazamentos de Petróleo Mais Graves no Mundo.
O óleo provoca uma série de efeitos nocivos aos organismos marinhos. Esses efeitos podem ser ampliados ou minimizados de acordo