Tecido Epitelial, Nervoso, Conjuntivo e Ósseo
A Hemocitopoese (Hematopoese) é o processo de formação, maturação e liberação na corrente sanguínea das células do sangue. O tecido conjuntivo hemocitopoético, ou tecido reticular, é produtor das duas linhagens de glóbulos: leucócitos e hemácias. Esse tecido aparece no baço, no timo e nos nódulos linfáticos, recebendo o nome de tecido linfóide. No interior da medula óssea vermelha, esse tecido é chamado mielóide, ocupando os espaços entre lâminas ósseas que formam o osso esponjoso.
6) Descreva o processo de coagulação sanguínea e a importância da vitamina K no processo.
Coagulação sanguínea: substâncias ativadoras provenientes tanto da parede vascular traumatizada quanto das plaquetas (entre elas, a enzima tromboplastina) dão início a uma complexa rede de reações químicas em cascata (ou em cadeia) que, na presença de íons de cálcio, conclui na conversão da proteína plasmática protrombina em enzima ativa trombina. A trombina, por sua vez, converte o fibrinogênio em fibrina, que forma uma rede de filamentos que retém plaquetas, células sanguíneas e plasma, formando o coágulo.
A síntese de alguns fatores de coagulação (como protrombina) ocorre no fígado e é dependente de vitamina K, cuja deficiência pode provocar hemorragias. De forma semelhante, para a conversão de protrombina em trombina é necessária a presença de íons de cálcio. Consequentemente, a falta de vitamina K e/ou de cálcio pode comprometer a coagulação sanguínea, resultando em tendência a hemorragias.
7) Discorra sobre as características dos tecidos epiteliais de revestimento e glandulares e os tipos celulares encontrado nos órgãos relacionados.
EPITÉLIO DE REVESTIMENTO: Epitélio pavimentoso ou plano: apresenta células achatadas. Epitélio cúbico ou cuboide: possui células cúbicas. Epitélio cilíndrico ou prismático: apresenta células cilíndricas. Epitélio de transição: possui células com formatos variados. Epitélio simples: