Impactos ambientais da extra o de Petr leo
NOMES: BIANCA MORAIS, BRUNA RAPHAELA STHULER E LUIZA P. MARTINS PEREIRA.
A origem do Petróleo
O petróleo é um composto viscoso de Carbono e Hidrogênio
Pode ocorrer no estado sólido, em que é conhecido como asfalto
No estado líquido, denominado de óleo cru
E no estado gasoso, como gás natural
As bacias sedimentares, são depressões de relevo preenchidas por fragmentos de rochas preexistentes, que foram erodidas, e grande quantidade de organismos animais e vegetais depositados, lentamente, em um grande intervalo de tempo geológico e que por meio da compactação ou cimentação ocasionadas pelo emparelhamento das camadas geológicas, calor e pressão transformam-se em combustíveis fósseis.
A maioria dos hidrocarbonetos explorados mundialmente vem de rochas sedimentares.
Além da matéria orgânica e das transformações termoquímicas, para que o petróleo
(óleo e gás) venha a se formar, também é preciso outras condições iniciais, como o afastamento das bactérias aeróbicas, a imobilidade do material orgânico por um longo período e a presença de bactérias anaeróbicas.
A origem
A origem
O petróleo então formado migra pelos poros da rocha para locais de menor pressão e vem a superfície ou para em uma camada impermeável, onde será armazenado.
As áreas mais propícias à formação de petróleo são mares interiores, baías e golfos, sendo a ocorrência de reservas nos interiores dos continentes resultantes de áreas originalmente marinhas, emergidas por forças advindas dos movimentos da crosta, ou da migração do óleo das rochas geradoras para as rochas armazenadoras por meio de fendas.
http://www.youtube.com/watch?v=8Ft4vYSAx4M
A origem
A extração do Petróleo
O ponto de partida na busca do petróleo é a exploração que realiza os estudos preliminares para a localização de uma jazida.
- Sondas
Posterior
- Plataformas Fixas:
- Plataformas móveis:
Posicionamento dinâmico:
- Navios-Sonda:
A extração