question rio 2 geomorfo

5428 palavras 22 páginas
GEOMORFOLOGIA: QUESTIONÁRIO II (UNIDADES IV, V, VI e VII)

UNIDADE IV. PROCESSOS E MORFOLOGIA FLUVIAL

1. Quais as fontes de alimentação do fluxo fluvial e suas características em termos de regularidade?
As fontes de alimentação do fluxo fluvial são as águas subterrâneas e superficiais. As águas subterrâneas são perene (alimentação contínua pelo lençol freático); e as superficiais podem ser intermitentes (escoam durante as estações de chuvas e secam nas de seca) ou efêmeras (existem apenas durante ou logo após os períodos de chuva.

2. Defina fluxo laminar e turbulento, indicando os fatores que condicionam a ocorrência destes dois tipos de fluxo.
Fluxo laminar: Ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.

Fluxo Turbulento: Ocorre quando as partículas de um fluido não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja, as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja a viscosidade e relativamente baixa.

3. Quais os fatores que influenciam a velocidade do fluxo fluvial? Fale sobre os critérios associados à capacidade de erosão pelo fluxo fluvial.

Os fatores que influenciam a velocidade do fluxo são: gradiente e declividade x fricção/ força de cisalhamento nas superfícies limitantes do canal fluvial, forma do canal e sinuosidade do canal.
A capacidade de erosão de um rio esta associada a uma maior velocidade do fluxo e a sinuosidade do canal. Um fluxo turbulento tende a erodir mais que um fluxo laminar, isso pode ser intensificado se o

Relacionados

  • Epicrates
    19756 palavras | 80 páginas