Mudança organizacional
Teoria Geral da Administração II
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II
MUDANÇA ORGANIZACIONAL1
1
Material elaborado para fins didáticos pela Profª. Patrícia Vendramini, rev. ago. 2004.
1
PDF Creator - PDF4Free v2.0
http://www.pdf4free.com
Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Teoria Geral da Administração II
1 INTRODUÇÃO: O RESGATE DAS ORIGENS2
Um conjunto quase infinito de variáveis interligadas torna o momento histórico atual particularmente singular. Não podemos tropeçar no passado para caminhar no futuro, mas a sensação do passado é necessária.
Portanto, ampliamos o estudo sobre a Teoria Administrativa para as variáveis sociais, políticas e econômicas que influenciaram e ainda influenciam as transformações das organizações.
É grande o impulso de considerar a Grécia antiga ou a China das primeiras dinastias o berço das crenças que conduzem os movimentos humanos dos dias de hoje. Entretanto, Drucker3 considera como marco da civilização o desenvolvimento da técnica da irrigação como a fonte das instituições sociais e políticas. A atual explosão da tecnologia tem grande impacto sobre a liberdade dos indivíduos, sobre a sociedade e sobre as instituições públicas, mas o que se presencia hoje não pode ser comparado à primeira grande revolução tecnológica vivida na
Mesopotâmia, no Egito e na China, quando a civilização prostrou-se à irrigação. Essa inovação tecnológica foi acompanhada de inovações nas áreas política e social.
Alguns pontos específicos podem corroborar essa premissa, a começar pela instituição distinta e permanente de um governo. O governo era impessoal dentro dos moldes hierárquicos, dando formato a uma autêntica burocracia. O homem foi, finalmente, concebido como cidadão. Reunir diferentes pessoas, de diferentes origens, clãs e tribos, exigiu uma distinção clara entre o “costume e a lei e o desenvolvimento de um sistema legal impessoal, abstrato, codificado” (Drucker,