Definiçao pra negociaçao
A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou intresses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.( Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC))
Negociação é um processo de atualização, revisão, realização de perguntas relevantes, proporcionando um aprendizado conjunto, com o objetivo de minimizar as diferenças na definição de valor.
A negociação é ainda o modo mais eficiente de conseguir algo que se deseja. Negocia-se quando existem alternativas a serem escolhidas, e essas alternativas envolvem a própria pes¬soa ou terceiros. Para ambos os lados, as diversas alternativas apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando a complexidade das relações, Para criar valor é preciso oferecer informações sobre os seus interesses, porém revelar seus interesses pode criar desvantagens.
A negociação é um processo que ocorre no cotidiano de todos, sem comunicação não há negociação, é um processo de comunicação com o intuito de alcançar uma decisão comum.
É um processo que busca um acordo mútuo satisfatório para se resolver diferenças, onde cada parte obtenha sucesso.
Negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, adotarem padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais.”
A negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou