Mudança de cultura
Professor Sério Nery
São Paulo, 05 de Setembro de 2011.
Marcus Vinicius dos Reis Venditti
MUDANÇA
A dança eterna da vida
H O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinqueta.
O que ela quer da gente é coragem.
O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre no meio da tristeza. H
Guimarães Rosa
As organizações estão aprendendo que suas fronteiras internas e externas estão mudando radicalmente, e para estar à frente desse processo sabem que precisam contar com lideranças cujas capacidades analíticas, dos conhecimentos técnicos, da sensibilidade pragmática e das habilidades de direção devem estar associadas a uma vida de equilibrio interior que se manifeste no modo de ser e de agir.
No entanto, a busca por estruturas de trabalho direcionadas para o desenvolvimento de práticas de alta performance, como por exemplo, treinamento voltado para competências, coaching e mentoring, promoções baseadas em mérito, job rotation, equipes multifuncionais e de autogestão, enfrenta fortes e freqüentes barreiras na cultura organizacional, e na postura de alguns executivos ainda impregnados por crenças e valores do passado.
Algumas dessas barreiras estão contidas no conjunto de esforços representado pelo funcionamento rígido dos departamentos, unidades ou divisões, que circunscreve o ambiente aonde as pessoas devem realizar suas tarefas e fazer frente aos desafios diários, reforçando a fragmentação do trabalho , o que só tem intensificado o surgimento de conflitos e desentendimentos. Fatores de risco que adicionam maior pressão sobre a necessidade de se implementar mudanças para uma convivência com algum equilíbrio e qualidade.
O processo de mudanças é inexorável e inerente à dinâmica da vida, dentro e fora das