Mudança de atitudes e persuasão no trabalho
Tendência ou predisposição adquirida e relativamente estável para agir, pensar ou sentir de uma determinada forma (positiva ou negativa) face a um objecto, pessoa, situação, grupo social, instituição, conceito ou valor.
Componentes afectivos (reacções emocionais em relação a um objecto);
Componentes cognitivos (pensamentos e opiniões sobre um objecto);
Componentes comportamentais ( acções ou um comportamento observável em relação ao objecto).
Do Latim “Persuadere”, que significa aconselhar ou “levar a uma opinião”é a capacidade de fazer alguém agir, usando algum tipo de comunicação, apela para a vontade e para as emoções das pessoas, é uma ferramenta da liderança, e tem como capacidade convencer os outros a seguir-nos.Temos que compreender que a persuasão é contextual, depende do ambiente, cultura onde estamos inseridos.
Quando as atitudes mudam, geralmente acontece por influências sociais. As atitudes em relação ao trabalho podem ser influenciadas pelo que outras pessoas fazem ou dizem.
Método para mudar as atitudes consiste em apresentar informações persuasivas às pessoas para que ajam da maneira como queremos.
Apresentar o que é conhecido como comunicação geradora de medo: uma mensagem persuasiva que tente, através do medo, mudar as atitudes
Mudar as atitudes das pessoas é através da mensagem que enfatiza ou os ganhos ou as perdas.
Através da mensagem que enfatiza os ganhos, é mostrado para a pessoa o que ela tem a ganhar ao adotar o comportamento que está sendo proposto e a mensagem que enfatiza as perdas destaca o que ela tem a perder ao evitar o comportamento