ATPS FILME
No filme, nos é apresentada a vida de Nick Taylor, um Lobista que trabalha para uma indústria de cigarros, visando promover o uso por meio de debates, campanhas de marketing e visibilidade. O filme tem como base a luta entre as empresas de tabaco, visando, por meio de campanhas e empreendedorismo, diminuir a visão negativa que outros meios de comunicação retratam sobre o cigarro, visando totalmente o lucro. Por outro lado, existem senadores com o objetivo de diminuir o uso, com projetos como estampar no cigarro um aviso sobre os perigos do uso. Nesse meio, Nick está amplamente envolvido, usando como base argumentos e poder de persuasão para gerar resultados positivos para a sua empresa.
Sua vida trabalhista está envolvida em diversas situações que colocam seus valores morais em segundo plano, pois para sobreviver, ele deve fazer aquilo que é melhor para a empresa e que garante a sua rentabilidade. Sua visão de mundo otimista que tinha de seu talento em representar seus interesses por dinheiro se mesclavam com os interesses antiéticos e lucrativos da empresa.
Isso é caracterizado como Componente Comportamental, o que é evidenciado quando ele diz que todo mundo precisa pagar a sua hipoteca, ele é apenas pago para falar, e faz isso muito bem.
Mas as divergências não estão apenas em sua vida organizacional, pois seu filho, Joey, acaba se envolvendo com o pai e vivendo diversas situações em que a vida de Nick como um Lobista e como um pai se misturam, e nessa situação, podemos ver claramente uma mudança de atitude e valores dissonantes por parte de Nick, pois seu filho representa uma parte de seu componente afetivo.
Obrigado por fumar
DESCRIÇÃO DO FILME:
Nick Naylor, o protagonista do filme “Obrigado por fumar”, tem o papel de representar uma organização de tabaco, defendendo sobre aspectos do tabagismo que não podem ser definidos somente como malefícios causados pelo fumo. Defende a tese dos benefícios, prazeres que levam as pessoas a