ATPS filme Gandhi
Na defesa de direitos, Gandhi enfrentou muitos riscos e sofreu muitas consequências, por várias vezes foi preso e apesar de passar por todas essas dificuldades nunca se deixou abater e continuou a sua luta através da paz acreditando que assim eles poderiam atingir seus objetivos e ser um país livre, com liberdade de pensamento e vontade.
Uma fase marcante no filme que nos chama atenção e que consideramos ver ainda nos dias atuais é, a situação de fome, miséria, desigualdade social, exploração etc. “ A pior violência é a fome”. Frase sabiamente dita pelo ator e infelizmente ainda se faz realidade nos dias atuais.
Protestos estão acontecendo quase todos os dias, a luta pelos direitos: a moradia digna, saúde, alimentação, emprego, educação são questões sociais que necessitam de urgente intervenção de política social em nosso país, devendo buscar acesso a maiores possibilidades de realização desses interesses.
Infelizmente os protestos que vemos nos noticiários diariamente, são contrários os destacados no Filme Gandhi, e até que ponto essas violências são satisfatórias para atingir seus objetivos pela luta de direitos, acredita-se que a luta por direitos deve ser dentro da lei, sem afligir regras, aluta pela justiça, igualdade ou quaisquer direitos não se consegue através de força física ou qualquer tipo de violência, assim como sabiamente se retrata no filme. “Só com amor e com Justiça, venceremos qualquer batalha”. Enquanto os demônios do mundo encontrarem em nossos corações, haverá batalhas a serem travadas. Através de atitudes pacíficas, políticas sociais justas e voltadas a diversos grupos que mais sofrem com a desigualdade e a miséria, pode-se ter a possibilidade de atender as reivindicações de uma