Hidrosfera
Essa expressão vem do grego “hidro” mais “esfera” podendo ser traduzida livremente como “esfera de água”, corresponde a toda parte líquida contida no planeta. A Hidrosfera faz parte da biosfera, que é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Ela é essencial para a sobrevivência em nosso planeta, já que a água é algo indispensável para a vida. Apenas 3 % de toda a água presente na nossa hidrosfera é doce, e deste percentual menos de 1 % é considerada como água potável, isto é, própria para o consumo. Isso ocorre devido aos oceanos que dominam grande parcela da quantidade de água na Terra e pela ação do homem, que pouco a pouco polui e torna quase que inutilizável a pouca água doce que tem a seu dispor.
Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos. Já as águas continentais possuem um percentual bem inferior, sendo encontrada nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos. Por fim, as águas contidas na atmosfera, que se apresentam em forma de vapor, dão origem às precipitações.
Distribuição de água na hidrosfera
Calotas de gelo e geleira 2,15%
Água na atmosfera 0,001%
Água no subsolo 0,62%
Águas superficiais (rios, lagos e biomassa) 0,029%.
Oceanos 97,2%
A água surgiu a partir do resfriamento da Terra, decorrente dos vulcões que expeliam vários gases e do vapor de água que se evaporou, favorecendo a ocorrência de chuvas.
A água é fundamental à vida, independentemente do ser, até mesmo porque a vida surgiu na água, como as bactérias, os primeiros seres vivos (trilobitas) e os seres aquáticos, que saíram das águas e se transformaram em anfíbios depois em répteis e assim por diante.
A água é encontrada em estados físicos. Os estados físicos da água se apresentam em estado líquido, sólido e gasoso.
RIOS E LAGOS
Os rios e os lagos são águas continentais por estarem